sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Resposta Atividade 1/2 - Lohanne Almeida e Vitória Veloso.

              A interferência da cultura na propaganda.  

Analisando o artigo '' Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade '' do autor Rodrigo Stéfani Correa, percebemos que quanto a publicidade brasileira passou por uma evolução. Anteriormente atendia os objetivos de comunicar, divulgar e informar a massa da existência de produtos e serviços, acabando por se tornar espelho da cultura da sociedade brasileira, utilizando recursos como a forma de falar, costumes, vestimentas e o comportamento para que o público alvo se identifique e dialogue com a marca. 
Pouco tempo depois a publicidade brasileira se espelhou na norte americana e evoluiu para uma propaganda mais estética, deixando de lado os longos textos pois percebeu que o público iria ser impactado com o uso de uma imagem. Com a evolução a tecnologia acabou se tornando uma grande aliada da publicidade pois auxiliou na manipulação de imagens que  tinha melhor aceitação para o público. Por exemplo as propagandas dirigidas ao público feminino que abusava da exploração da beleza são convenções da indústria da moda, estampando mulheres magras, bonitas e sedutoras como se fosse acessível a qualquer pessoa. Atualmente bastante criticada porque exigiam padrões de beleza inalcançáveis, o público passou a exigir maior diversidade de corpos e cores.
           Com a globalização novas culturas foram apresentadas no Brasil e foi visto como algo positivo e então a propaganda começou a passar novos valores culturais com a missão de contribuir com o processo de inclusão cultural , através da socialização de bens, produtos e serviços culturais, garantindo acessibilidade à pessoas das mais distintas classes sociais, caminhando rumo à construção de uma sociedade com menos desigualdades. 

Resposta Atividade 1/2 - Jordana Queiroz e Elza Mirelle

          O artigo "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade" tem como objetivo evidenciar de forma crítica o modo como a propaganda tem perdido a sua força cultural com o decorrer do tempo com isso  deixando de ser regional e típica de um lugar ou região para se tornar ampla e internacional.
         A publicidade veio mudando sua forma de interagir com o público inserindo novas formas de divulgações de produtos utilizando os mecanismos tecnológicos para dispersar uma mensagem. Entretanto, com a globalização e o acesso á informação, possui um público maior de consumidores ativos através da internet por meio de redes sociais e sites nacionais e internacionais.
        Utilizar uma linguagem própria e cultural tem se tornado um grande desafio para os publicitários atuais, que são impedidos pelo mercado de usar a criatividade de forma "livre" e cultural conforme cada região.
        "Os padrões criativos da propaganda brasileira se perderam com a gana de se tornarem parecidos esteticamente com outros padrões de propaganda , vindo especialmente de alguns países da Europa e EUA, sem qualquer questionamento critico , do ponto de vista cultural de quem as produz."(p.10) Passagem que afirma a perda de criatividade regional da propaganda brasileira
        Através do artigo é possível verificar que a propaganda não se faz mais pela cultura dominante local ou regional. O consumidor é pensado como uma âmbito global aonde o mercado de consumo se expande pelo mundo.  Ao pensar que um mesmo produto pode ser adquirido em qualquer lugar do mundo e ate mesmo um anuncio visto por diversos tipos de consumidores, é necessário  criar novas técnicas de comunicação  e criação para que de forma original, com o auxílio do marketing se possa alcançar de forma inédita e diferenciada o máximo de consumidores sem desfazer de sua cultura de origem.

Resposta 1/2 - Gabriela Lopes e Isadora do Carmo

     O texto é uma análise crítica dos anúncios publicitários da revista Veja, que faz uma breve retrospectiva da evolução da publicidade. O autor questiona qual é o verdadeiro papel da propaganda. Ele diz que o papel da propagando mudou de acordo com os tempos.
    Rodrigo Stéfani Correa afirma que a propaganda moderna brasileira foi influenciada pelo marketing internacional, assim o discurso publicitário foi empobrecido culturalmente. Este fato é considerado um problema pelo autor porque de acordo com Martín-Barbero "não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação". Logo, o mundo das culturas foi separado das práticas profissionais.
     A propaganda tornou-se mais estética, aumentou o volume de produtos e diminuiu a reflexão crítica dos seus receptores. A publicidade se importa mais com a estética do que com elementos de diálogo. Assim, com a diminuição da capacidade crítica e do esforço analítico, é mais fácil persuadir e promover a alienação de massas, e essa massificação é necessária para influenciar a conduta dos indivíduos.
     O autor propõe que o publicitário deve levar em consideração os aspectos culturais do seu público-alvo, para que possa atingi-los sem dificuldade. Logo, a América Latina não poderia ter sido tão influenciada pela publicidade norte-americana e européia e tentando manter suas origens. A visão do autor expressada no texto possui coerência, porque podemos observar sobre o que ele fala na publicidade brasileira.

Resposta Atividade 1/2 - Vinícius Barbosa e Marcelo Filho

   O artigo a ser postado no blog é sobre Os desafios culturais da propaganda na modernidade. O texto analisa campanhas de 2007 até 2009 da revista Veja.

    A pesquisa aborda um pouco da mudança mercadológica global, mostrando a dificuldade das empresas a se adaptarem as estratégias de marketing. O autor afirma que o motivo dos profissionais de criação estar se distanciado do seu público-alvo é devido a influencia da globalização, dificultando a sua comunicação.

    Os anúncios estão caindo numa mesmice, ficando ultrapassado para os anúncios atuais. O autor propõe que os publicitários busquem a originalidade, pensar fora da caixa e explorar o que ainda não foi explorado. 


   Visto que a propaganda brasileira tem deixado de ser brasileira ao longo dos anos o artigo abre a visão de seus leitores para o problema atual. 

Resposta atividade 1/2 - Helena Albernaz e Isabella Colombini

 O texto visa falar sobre a criação publicitária do meio de comunicação Revista, analisando as campanhas de 2007, 2008 e 2009 da revista veja. Introdutoriamente, existem comunicações de massa e dentro delas há a propaganda (tradicional, a de marketing moderno e a publicidade de relacionamento), que vive em um embate quanto ao seu verdadeiro papel (vender ou informar?). 
 O pontapé para o avanço da publicidade brasileira se deu após a propaganda militar, que influenciou a forma de fazer propaganda atual, com sua preocupação estética e persuasiva, visando assegurar as ideias que fortalecem o poder através da manipulação. 
 Com as novas formas de meios publicitários, a revista passou a focar em informar/divulgar produtos e serviços considerados novos. Seu discurso tornou-se sedutor, levando as pessoas a consumirem não pelo produto, mas pelos benefícios imaginários que estes teriam. O consumismo que pairava na era militar visava instaurar a nova ordem, logo a publicidade exercia papel fundamental. 
 A propaganda tradicional perdeu espaço para as técnicas discursivas do marketing norte-americano, afastando-se da interação e do diálogo com o consumidor, que foi perdendo a voz para escrita imperativa do discurso atual. Ou seja, houve uma evolução na imagem, enquanto a escrita foi deixada em segundo plano. 
 Porém, através do departamento de marketing da General Motors, surgiram as primeiras agências de publicidade, que tornaram os anúncios além de atrativos/interativos, sem preconceitos com textos longos, com valores estratégicos mais complexos. 
 A Segunda Guerra Mundial também foi importante para a mudança da propaganda, que passou a provocar a alienação das massas. O discurso publicitário mais uma vez é empobrecido. 
 Atualmente, a manipulação visual também é presente graças a tecnologia. A dificuldade da propaganda de hoje é focar em elementos que dão autenticidade e o diferencie, com uma iconografia original e diferente, seduzindo o consumidor pela novidade, pelo interessante. 
 A dupla conclui que a publicidade, regida pelo marketing, com o passar dos anos tornou-se evasiva, ou seja, não satisfazendo a real necessidade do cliente; estereotipada, criando modelos inalcançáveis e gerando uma patologia social. Entretanto, lentamente ela vem mudando, se adequando a sociedade que tem sofrido transformações em seu modo de pensar e viver. 

Resposta atrividade 1/2 - Lucas manfrine e Kevllyn soares.

            Abre a questão com a diferença de duas hipoteses relacionada a propaganda. E nisso engloba a comunicação de modo geral, que é a propaganda tradicional com âmbito em convencer de modo perpicaz as atitudes de consumo, já a propaganda contemporânea abre a ideia de responsabilidade social e éticas mais humanas,
            No estudo dirigido abre em debate também a forma em que o sistema de comunicação e de informação afeta no meio cultural, abrindo pontos negativos e positivos.
            Com origem americana e inglesa a propaganda no territorio brasileiro é de bastante ampliação. Obtendo recursos fortes, como por exemplo: Ser um país com diversas culturas em um só lugar.
           Partindo do seu ínicio, se tornou profissão atráves de anos, tomando força também na área militar, e em 1900 aplicou-se o modo particular em fazer a propaganda. A partir daí o modelo de fazer irformação algum produto ficou mais intensa com a constituição de industrias extrangeiras.
        Agora colocando em jogo a propaganda moderna, se especializou em técnicas norte- americanas em ser mais dicursivo com a capacidade de dialogo. Abrangendo contéudo de varías etnias e cores como por exemplo a marca de cerveja"SKOL" que nesse ano inovou com a propaganda de seguir um padrão que envolva toods.
        Com a dimensão de informação bastate extensa a propaganda teve espaço para artistas, escritores e etc... Formando assim anúncios mais simples com uma linguagem mais simples, com a conotação mais fácil e idealizada, e as imagens mais impactates.
     
     

Resposta Atividade 1/1 - Sara Regina e Isabela Caixeta


SUBJETIVO: A imagem acima mostra duas marcas de refrigerantes sendo uma delas a Pepsi e a outra não  tem denominação  mas pela cor sugerimos ser da marca Coca Cola.

OBJETIVO: A campanha tem  o objetivo  de mostrar que a marca Pepsi é superior as outras  marcas de refrigerante. A forma que o canudo  é  representado nas  latas enaltece o objetivo  principal  da campanha.

Resposta atividade 1/2 - Raul Martins e Matheus Santos

     As técnicas de marketing juntamente com a propaganda tradicional estão buscando formas de liderar o consumo.
     O Autor analisa peças que comprovam esse fato e faz observações: Peças em sequencia com representações sociais são mais usadas que peças isoladas. Isso indica que as técnicas utilizadas estão voltadas mais pro lado da 'emoção' para causar aproximação com o "publico-alvo".
     Nota-se também que a publicidade em revista estão voltadas para o teor cultural, utilizando de figuras publicas e seres imagináveis, mostrando-se muito eficazes para persuadir o publico.
     Com a competitividade no mercado de trabalho, os anúncios tendem a cair na mesmice, (seguindo uma regra geral) e fica cada vez mais difícil atuar na área, visto que a concorrência é muito grande.Olhando dessa forma concluímos que para o cliente escolher seus serviços ao invés de outro deve-se investir em originalidade, pensando fora da caixa.

Resposta Atividade 1/1 - Lucas Manfrine e Kevllyn Soares





      







subjetivo:  A imagem retrata uma mulher negra dando o contraste do verão brasileiro tomando uma cerveja com alegria, fugindo de todos os padrões.

objetivo: o objetivo da campnha da skol é o redondo é fugir do seu guadrado. Que em outras palavras é sair do preconceito nesse verão e a imagem mostra  bem essa situação.

Resposta Atividade 1/1 - Lucca Salomão E Isabelly Ferreira



SUBJETIVO: Garrafas de Coca - Cola sendo reutilizadas.
OBJETIVO: Fazer com que as pessoas reutilizem as garrafas de Coca - Cola.

Resposta Atividade 1 /1 - Laura Capel e Pedro Coelho

Elemento subjetivo - Casal homo-afetivo trocando presentes de dia dos namorados.
Elemento objetivo - A inclusão da comunidade LGBT na publicidade brasileira.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Reposta Atividade 1/1 - Lucas Pereira e Mateus de Paula





Subjetivo:A imagem retrata um murro sendo dado na cara de um homem.Além disso,na mão está desenhado um carro e no rosto um caminhão.

Objetivo: A campanha tem o objetivo de conscientizar de maneira impactante sobre a violência no trânsito.Com isso, o murro representa uma batida de trânsito.




Reposta Atividade 1/1 - Ana Beatriz Cabral

Resultado de imagem para melhores propagandas do mundo


Subjetivo: Pirulito caído no chão, com formigas passando ao lado.

Objetivo: A campanha demonstra de uma maneira cômica que o produto (pirulito) é sem açúcar. É muito comum que formigas se sintam atraídas por doce e, como o novo pirulito é livre de açúcares e adoçantes, elas se afastam e se desviam.





Resposta Atividade 1/1 - Manuella Castioni

Subjetivo: A imagem retrata uma lata de cerveja e a imagem refletida de um menino na bicicleta.

Objetivo: Essa campanha desenvolvida pela Fiat traz um link entre bebida e acidentes de transito. Mas com uma brincadeira de "Agora você vê", com o lacre fechado e a imagem do menino na bicicleta, "Agora não", com a abertura do lacre. Dando assim a ideia de quando você abriu e bebeu não se deve dirigir, pois pode ocorrer um acidente.

Resposta Atividade 1/1 - Milena Maciel Machado e Victor Nascimento Vieira

 

Elemento Subjetivo: América do Sul.

Elemento Objetivo: O anúncio acima faz um apelo à conscientização da América do Sul, enfatizando de maneira criativa a degradação a partir do momento que o papel vai sendo utilizado. A falta de papel escurece o suporte com o desenho da América do Sul, que se refere ao desmatamento nos dias de hoje. 

Resposta Atividade 1/1 - Jordana Queiroz e Elza Mirelly


Objetivo: O quadro "O Abapuru" - Tarsila do Amaral. A obra apresenta a figura do homem sertanejo no período de grande êxodo rural e é caracterizada pelo "grande pé".

Subjetivo: A campanha do Burger King através da imagem da obra, faz uma correlação da característica exagerada, ou seja, indicando a fome exagerada assim como o tamanho do "pé" da figura.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Resposta Atividade 1/1 - Otávio Maciel e Thamyllis Guimarães


Elementos culturais:

Subjetivo - Um carro trafegando na  rodovia;

Objetivo - De acordo com a atual legislação brasileira de trânsito, os veículos devem trafegar preferencialmente na faixa da direita da rodovia, sendo a da esquerda para ultrapassagens. O link vem com o resgate da imagem do Fusca clássico, que era um carro pouco potente e, consequentemente, teria de andar na faixa da direita, a baixas velocidades. A quebra da imagem vem com a nova geração do veículo, que é (bem) mais potente e não teme as ultrapassagens, pela faixa esquerda.

Resposta Atividade 1/1 - Vinícius de Souza e Marcelo Filho


Subjetivo: É a critica a política suja implantada no Brasil.

Objetivo: O objetivo da peça é fazer uma alusão a sujeira moral do Brasil.

Resposta Atividade 1/1 - Lohanne Almeida e Vitória Veloso

Subjetivo: A história da Branca de Neve.

Objetivo: Contextualizar o papel da mulher na sociedade.

Resposta Atividade 1/1 - Heitor dos Santos Vanzelotti e Luã di Lucca



Subjetivo: Papai Noel

Objetivo: Relacionar o que representa a imagem do Papai Noel (felicidade) com o prazer de consumir HELLMANN'S.

Resposta Atividade 1/1 - Matheus Santos e Raul Martins

Resultado de imagem para campanha publicitaria wwf
SUBJETIVO: Um sorvete derretendo.
OBJETIVO: Conscientizar as pessoas que, o mundo esta derretendo como uma bola de sorvete.

Resposta Atividade 1/1 - Neil Barros e Pedro Carneiro


A Claro estreou campanha, desenvolvida pela Ogilvy & Mather.

Elemento Subjetivo: Bermuda do rapaz.

Elemento Objetivo: Simbolizar a calçada de Ipanema, um traço cultural da cidade e
destacar o amor da operadora pelo Rio de Janeiro, e mostrar como cariocas utilizam as mais diversas maneiras para expressar admiração pela cidade e pelo estado. 

Resposta atividade 1/1 - Helena Albernaz e Isabella Colombini



Subjetivo: Casal na cama
Objetivo: Tornar próximo o mundo, utilizando exemplos dos EUA e do Rio de Janeiro, representados por suas estátuas deitadas na cama, revelando proximidade, intimidade, amor, parceria, relacionamento. 


Resposta atividade 1/1 - Igor De Sousa Silva/Paulo Vitor Mendes Souza


Subjetivo : A mala
Objetivo : Retratar os mal tratos aos animais, como retirar a pele para fazer couro.


Alunos : Igor De Sousa Silva
               Paulo Vitor Mendes Souza

Resposta Atividade 1/1 - Gabriela Lopes e Isadora do Carmo



SUBJETIVO: Um homem com posição de herói.

OBJETIVO: Mostrar que quem doa sangue pode salvar vidas, como um herói.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Boas vindas

Oi, redatores!


Sejam todos muito bem-vindos! Apresento a mais nova ferramenta criativa, 
o blog 50 Tons de Pantone. Um espaço criado para estudar, criar e desenvolver 
muitas campanhas para a disciplina de Redação Publicitária da PUC Goiás 
ministrada por mim, prof. Ma. Patricia Quitero Rosenzweig. 

Espero que curtam esse espaço e cuidem bem dele para realizamos juntos 
muitas experimentações publicitárias. Aproveitem essa disciplina se 
expressarem, montarem portfólio e descobrir seu grande talento criativo e
estratégico através dessa ferramenta de composição textual e imagética. 

Então se joguem... Criem muito e contem comigo, sempre!