O artigo "os desafios culturais da propaganda na modernidade" de Rodrigo Stefani mostra
como a propaganda brasileira ganhou um caráter universal através do investimento da publicidade norte americana também ressalta que após esse investimento vivemos em um conflito conceitual sobre o verdadeiro papel da propaganda se é vender ou persuadir. Nota se também o uso constante de imagens na publicidade brasileira sobretudo o interesse de transmitir idéias através delas.
O texto fala sobre a cultura que era a grande marca da publicidade brasileira que caracterizava nossa identidade que ao longo do tempo foi perdida com a chegada das técnicas internacionais de venda na qual a publicidade brasileira moderna se distanciou da antiga e se especializou em técnicas de marketing que visa alcançar sucesso no volume de vendas e não se preocupa em valorizar a cultura como as antigas propagandas, e isso fez com que diminuísse o poder da comunicação no Brasil e assim o afastou da cultura.
Nota se também como as propagandas reproduzidas em revistas exercem grande poder de persuasão no público. O texto também fala de forma histórica da presença feminina na publicidade e de como ela é dirigida ao seu público e a forma que ainda é mostrada nos comerciais.
O artigo nos incentiva a pensar qual o rumo está sendo tomado a publicidade brasileira e se ainda podemos ter nossa própria característica cultural representada.
Este Blog é uma ferramenta didática criada para a condução da disciplina de Redação Publicitária 2017-1 - Publicidade e Propaganda PUC Goiás, ministrada pela professora Ma. Patricia Quitero Rosenzweig. Assim, tem como finalidade a prática educacional de alunos de graduação. Assim, todos os materiais nele contido tem caráter fictício e não correspondem às estratégias de comunicação oficial das marcas, produtos e serviços apresentados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário