O texto “Os Desafio Culturais da Propaganda na Modernidade” faz uma análise crítica da propaganda na modernidade: como tem perdido sua força cultural com o passar do tempo.
Rodrigo Stéfani traz uma análise crítica sobre os anúncios publicitários da revista Veja. Inicia sua pesquisa fazendo uma conexão entre comunicação de massa à nova moda, onde a interatividade é colocada em qualquer plataforma de comunicação. A origem da propaganda e também abordando um questionamento: “Afinal, qual é o verdadeiro papel da propaganda, vender ou informar/ persuadir?”.
Com o decorrer dos tempos, houve uma perda de identidade na propaganda brasileira, na qual ela deixa de ser regional e passa a ser internacional. Sendo assim, há uma confusão no entendimento do receptor da mensagem. A cultura é quem aproxima o público, já que padroniza o processo criativo que existe dentro da publicidade.
Desde o princípio, a publicidade baseia-se nas questões culturais. Portanto, a “cultura da imagem pronta”, dita internacional, torna-se um obstáculo para os publicitários, que não podem usar a criatividade de forma extremamente livre.
Nesse contexto, fica o questionamento de qual é a verdadeira essência da propaganda no Brasil atualmente. Se a intenção ainda é comunicar, divulgar e informar, ou tornou-se algo novo, mais persuasivo, à ponto de transferir valor simbólico a vida das pessoas. É preciso tomar cuidado com a maneira que se passa a mensagem para o público. O mercado publicitário deve prezar por inovação e criatividade e, nem sempre copiar dos países de primeiro mundo
Bom trabalho meninas!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves