quinta-feira, 2 de março de 2017

Resposta Atividade 1/2 – Neil Barros e Pedro Carneiro

Analisando o texto “Os desafios culturais da propaganda na modernidade” de Rodrigo Stéfani, observa-se como a publicidade brasileira evoluiu com o tempo. O cenário atual da comunicação em massa encontra-se em um processo de bifurcação, sendo que um desses caminhos segue os padrões de vanguarda, voltado para convencer e controlar o consumidor, e o outro segue uma tendência do marketing moderno, que tem outros princípios relacionados à ética, responsabilidade social, etc.

Os norte-americanos viram o Brasil como “terra nova” e trouxeram para a nação um novo jeito de fazer publicidade, seguindo as regras do marketing, diminuindo seus textos e usando imagens. Com isso a publicidade brasileira começou a ganhar novos públicos, deixando de ser a propaganda que informa o cliente, passando a ser um anúncio cada vez mais persuasivo.

A publicidade brasileira que usava, arte, poesia e música, foi perdendo sua essência para as novas técnicas de marketing moderno. Logo, as consequências foram que a propaganda nacional pouco se desenvolveu na sua interatividade, criatividade e inovação, pois não há comunicação sem cultura. Contudo não se pode atribuir ao marketing o caráter estático que a propaganda brasileira adquiriu, mas sim à forma precipitada com que os próprios publicitários incorporaram sua ideologia.

Um comentário:

  1. Bom trabalho meninos!

    Estarei à disposição para esclarecer as dúvidas.

    Monitor - Johnathan Alves

    ResponderExcluir