1) Aproximação: Linguagem mais informacional e racional, apelo agressivo e pouco criativo, fala-se do produto e mostra o produto.
2) Antítese: Parece ser publicidade negativa, portanto surpreende o consumidor para ter sua atenção e passar a real mensagem.
3) Bi-secção (Metáfora): Apresenta elementos diferentes que tem um certo significado justapostos. Encontro de dois universos aparentemente opostos.
4) Hiperbolização: Passar a mensagem de forma verossímil, afastamento da realidade em um universo extraordinário.
5) Reserva espetacular: Ausência de uma mensagem publicitária, fortes conotações trazendo status ao produto.
6) Transfiguração Qualitativa: Consiste em apresentar abertamente as qualidades e estética do produto.
7) Referência Inesperada: Utiliza-se de elemento verbal e visual e desvia-se o sentido do produto ou da marca a promover.
8) Universo Cultural: Apresenta a linguagem e a cara do público a que é destinado, gera identificação imediata, não se preocupa em desagradar quem não faz parte do seu público alvo.
9) Testemunhal: Apresenta um formador de opinião representando a marca e na peça tem uma frase da própria pessoa elogiando o produto.
10) Oportunidade: Aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mundial para vender ao público uma comunicação para seu cliente.
11) Suspense adiado: Trabalha a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
12) Encenação do concreto: Consiste em atribuir novas características pro produto anunciado, características físicas.
13) Decodificação do acaso: É feita a partir de nomes ou partes de um mesmo nome, construindo assim uma nova visão do produto.
14) Fantasia: Consiste na exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade através do uso de uma linguagem lúdica.
15) Guerra de marcas: Quando a propaganda usa seu concorrente para se promover.
16) Força vampiro: trabalha na campanha uma expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público.
17) Personalização significante: Quando se da uma cara literalmente para a marca, usando ou um artista, ou um animal, ou um objeto, etc.
18) Expressão contra-corrente: Consiste em utilizar uma forma de manifesto publicitário não habitualmente praticado pelos concorrentes.
19) Imagem da marca: É quando a marca faz uma propaganda com o objetivo de passar uma mensagem que não seja promover o produto, e sim uma ideologia da marca.
Atividade 2:
- Qual a técnica criativa principal? Expressão contra-corrente
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma) Universo cultural, Força vampiro e Imagem da marca.
- Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, politico) Apoio ao movimento feminista.
- Ache o Significante: Do lado esquerdo uma propaganda antiga da marca com uma mulher exibindo seu corpo com a cerveja na mão, do lado direito uma arte feita em cima da mesma foto, porém sem a exposição e de maneira menos invasiva para o público feminino.
- Ache o significado: A marca tenta se promover mostrando que não utiliza mais aqueles antigos conceitos de que a mulher é apenas um objeto para vender o produto.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste) Semelhança. - Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional Não possui linha de força textual.
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique) 1+1=2, pois a imagem e a mensagem se completam. - Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual) Deusa Atena.
- Qual o tipo de Titulo: (lembre-se dos 6 tipos impressos?) Título inteligente.
Desafio:
Bom trabalho dupla!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves