sábado, 10 de junho de 2017

Revisão N2 - Luã di Luca e Heitor dos Santos

1. Aproximação: principais características: é informativa, simples e direta. Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo)

2. Antítese (Conceito Oposto) - Consiste em dizer sobre o produto ou a marca algo que,à primeira vista, parece ser publicidade negativa, e que, examinando melhor, implica um conceito valorizador.

3. Bi-secção (Metáfora) Consiste em exprimir a mensagem por intermédio de elementos aparentemente diferentes que se tomam significantes quando são justapostos.

4. Hiperbolização - Consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula.

5. Reserva Espetacular - Consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão.

6. Transfiguração Qualitativa - Consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Preocupa-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.

7. Referência Inesperada - Consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover. Esta mudança produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto.

8. Universo Cultural - Fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata.

9- Testemunhal - É o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo.

10. Oportunidade - A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade.

11. Suspense Adiado -Consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.

12. Encenação do Concreto - Consiste em atribuir novas características ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas do produto é imprescindível.

13. Decodificação do Acaso - É montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra.

14. Fantasia - É a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixar levar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional.

15. Guerra de Marcas - Quando uma empresa usa de outra marca para se promover. No Brasil essa técnica é proibida

16. Força Vampiro - É usada conceitualmente quando se "suga" um conceito já consolidado por uma outra marca existente ou mesmo trabalhar na campanha uma expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público.

17. Personalização Significante - Consiste em encarar a personalidade da marca ou às suas qualidades numa própria personagem que, pela sua própria natureza, comunique e garanta a promessa central da mensagem.

18. Expressão Contra-corrente - Consiste em utilizar uma forma de manifesto publicitário não habitualmente praticado pelos concorrentes, obtém-se,assim o valor real da atenção. 

19. Imagem da Marca - É a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal.

2 - Agora vamos à analise da campanha da Skol. Responda:

- Qual a técnica criativa principal? Expressão contra-corrente 

- Quais as Técnicas Criativas Secundárias?  Imagem da Marca, Oportunidade e força vampiro 

- Analise qual o elemento cultural presente: Empoderamento feminino 

- Ache o Significante: Um par de versões de um anuncio da Skol, a original e a versão refeita, lado a lado.

- Ache o significado: Mostrar que a Skol se arrepende de sua antiga postura que apresentou em seus anuncios no passado e esta disposta a mudar. 

- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: Semelhança 

- Qual a linha de força textual: Nenhum 

- Qual a aritmética utilizada? Aritmética 1+1=2, complementação, pois o titulo serve para fazer referencia a diferença entre as duas imagens, mostrando que a Skol está abandonando sua antiga postura sobre as mulheres. 

- Qual o arquétipo utilizado? A imagem à esquerda tem o arquétipo da Deusa Afrodite, enquanto a da direita tem o arquétipo da Deusa Atena 

- Qual o tipo de Titulo: Titulo inteligente

- Desafio criativo:

Um comentário:

  1. Ótimo trabalho dupla!

    Estarei à disposição para esclarecer as dúvidas.

    Monitor - Johnathan Alves

    ResponderExcluir